Saco do Mamanguá, um paraíso desconhecido!

E a primeira dica de destino vai para um lugar extremamente pouco conhecido, dentro do, talvez, lugar mais conhecido do Brasil, o Rio de Janeiro!

O lugar é definitivamente um oásis entre as duas maiores cidades do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro. O Saco do Mamanguá pertence ao município de Paraty, sendo o único fiorde da costa Brasileira, onde o atlântico avança por oito quilômetros adentro do continente.

Entre várias montanhas de um verde exuberante da mata atlântica, o fiorde não sofre influência de vento ou correntes marítimas, portanto, as poucas ondas que se vê por lá são provenientes dos pequenos barcos de pesca que se movem lentamente no horizonte.

Preenchido por uma água esverdeada, é possível avançar uma distância muito grande, e ainda assim continuar vendo os pés, que sempre estão cercados por peixes das mais variadas formas e cores!

O Saco do Mamanguá está cercado por uma magia e tranquilidade que fazem​ com que você definitivamente esqueça que dia é, e que horas são!

Pra quem gosta de hiking, ainda é possível subir ao “Pão de Açúcar do Mamanguá”, que tem uma trilha onde é preciso se agarrar em raízes e árvores para vencer a inclinação do caminho que leva ao topo dos pouco mais de quatrocentos metros de altitude.

Depois da subida de cerca de duas horas, no meio da mata fechada, com muitos insetos, umidade e calor, chega-se ao topo, tendo a vista de um lugar nada comum no Brasil, com o vento batendo na cara, trazendo a sensação de recompensa, ainda mais quando as cores do fim de tarde fazem uma pintura no horizonte.

Para chegar ao Saco do Mamanguá, existem duas opções, a primeira, para quem é um pouco mais aventureiro, é possível ir caminhando, dando toda volta por fora do fiorde, a partir da praia de Trindade. O caminho até o fiorde leva cerca de três dias.

Já o outro acesso, é mais rápido, partindo de Paraty Mirim é possível ir com uma lancha, o preço e tempo é combinado na hora. É possível fazer um passeio de ida e volta, assim como, acampar no fiorde e pedir para o motorista buscar você no outro dia!

Na minha opinião: acampe no fiorde! Há apenas um restaurante e existe uma grande probabilidade de você ser a única pessoa acampado por lá, ou seja, uma noite tranquila com certeza!

Até mais!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s